Dizem que convencer uma pessoa a comprar novamente é mais difícil do que vender pela 1ª vez. Logo, como adotar estratégias para aumentar a renovação na academia?

Quais as vantagens de investir na satisfação do cliente?

Imagine o quento o seu faturamento pode aumentar se, além de vender mais, fidelizar seus clientes ativos?

As vantagens de contar com clientes satisfeitos são inúmeras! Além de contar com a renovação dos já clientes, sua academia acaba sendo indicada de forma direta (amigos, familiares, conhecidos) e indireta (pessoas influenciadas pelas redes sociais, reputação da sua marca na internet, entre outros).

Ou seja, clientes satisfeitos=novas vendas

Mas para isso acontecer, conhecer o seu público é fundamental para aumentar o nível de satisfação dos seus clientes com o seu negócio fitness e potencializar a possibilidade de renovação e indicações.

Para conseguir isso, não basta apenas ter informações sobre quem eles são. É importante ir mais a fundo, buscando estabelecer um relacionamento de confiança, vantajoso para ambos.

Veja agora 3 passos para aumentar a renovação na academia e dê show de fidelização:

1º – Entenda o comportamento do seu cliente e atente-se ao seu nível de satisfação

Para compreender melhor o seu público, você pode realizar pesquisas de satisfação, por exemplo, visando saber quais são os hábitos do seu cliente, a opinião deles quanto a qualidade dos serviços que você oferece, e muito mais.

Com essas informações em mãos, é possível personalizar serviços, criar novos eventos na sua academia e até mesmo, novas propostas para fugir da rotina e assim conquistar e fidelizar os usuários, alcançando resultados de sucesso. A plataforma Pacto permite que você faça enquetes com seus alunos, de forma fácil e objetiva.

2º – Inove em ofertas e serviços

Pessoas gostam de novidades! Fique sempre ligado nas novas modalidades que surgem na cena fitness e as disponibilize em sua academia. Aliás, como gestor, você sempre deve procurar ouvir os seus clientes e acompanhar a frequência destes nas aulas que você já disponibiliza.

Assim você poderá compreender qual modalidade tem sido mais rentável para o seu negócio ou se já é hora de extinguir certas atividades e abrir espaço para as novidades, oferecendo mais valor para seus clientes. O sistema Pacto te mostra exatamente quanto cada aula tem custado para sua academia, facilitando a sua tomada de decisão.

*Agora, se a sua estrutura não permite a implementação de novas aulas, inove na forma de oferecer os seus serviços, como novos pacotes, bonificação para alunos assíduos, entre outras possibilidades. Para isso, conte com o sistema Pacto para oferecer para seus alunos um clube de vantagens para aulas coletivas.

3º – Resgate clientes no Grupo de Risco

Você sabia que quando o aluno paga assiduamente, mas não aparece na academia há semanas isso indica um alto índice de que ele não vai renovar a matrícula? É algo óbvio, mas muitos gestores “dão de ombros” a esta realidade tão frequente nas academias e o resultado é a famosa “política do balde furado”, entram novos clientes, mas saem muitos também.

É aí, você vai mesmo aceitar perder este cliente que paga em dia? Procure saber quem são estes alunos que estão no seu grupo de risco e faça um trabalho visando a retenção. Ligue, mande SMS, e-mail, chame no whatsapp com uma condição diferenciada (abone as faltas nas “férias” que ele teria direito, por exemplo). Surpreenda esse cliente com algo que o faça perceber que a sua academia preza pela presença dele.

Como está o índice de renovação da academia hoje?

Para descobrir se o foco dos seus colaboradores está mesmo nos alunos basta analisar como está o seu IR (índice de renovação). Para chegar a um número, analise a renovação nos meses anteriores para assim descobrir como está a efetividade do seu time em fidelizar o aluno.

Olhe agora para o seu IR! Esse indicador é primordial para os gestores que desejam expandir negócios.

Leia mais:
Como fidelizar o cliente no pós venda da sua academia?
Grupo de risco: como fidelizar alunos da sua academia? 

#FicaADica:

Existe um indicador muito importante que está associado aos números de renovação da academia, que é o cálculo da rotatividade. Para calcular a rotatividade, basta pegar o número de desistências (renovações não realizadas)  e somar ao número de cancelamentos multiplicar por 100 e dividir pelo número de alunos ativos. O cálculo do percentual desta conta não deverá ser superior a 7,5%*, caso contrário você está com saldo negativo de alunos (não houve crescimento, só perda) e é necessário pensar em estratégias para resolver esse problema.

*Este número representa a média limite para “desistências + cancelamentos” analisados a partir da nossa plataforma de dados, o Game of Results.

Seu cliente gosta de se sentir importante!

Com o sistema Pacto é impossível ignorar o grupo de risco, que fica bem destacado na sua tela para que a equipe tomem uma atitude! Você ainda pode manter um CRM ativo e eficaz através das ferramentas disponibilizadas pela plataforma.

Após ler estas dicas não dá para ficar parado não é mesmo? Invista em ações que aumentem o seu índice de renovação! Este índice é um grande indicador do potencial de crescimento da sua academia.

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