Publipost oferecido por Soluções Industriais

A gestão de uma empresa não é uma tarefa tão fácil e, em tempos de crise, o desafio se torna ainda maior.

Afinal, a gestão empresarial é responsável por organizar, controlar, engajar a equipe e, principalmente, proporcionar um crescimento saudável a companhia.

No entanto, é importante ressaltar que essas funções devem ser executadas com muita paciência, conhecimento e determinação.

Aliás, estamos falando sobre um momento de recessão econômica, então qualquer deslize pode afetar o futuro da organização.

Além disso, para manter o bom posicionamento de mercado e alcançar bons resultados, é preciso ter confiança no seu negócio e investir na qualificação dos processos que envolvem a gestão. Em resumo, inovar e descomplicar são os conceitos para esse momento.

Pensando nos impactos que uma crise econômica pode gerar, preparamos este post com o objetivo de auxiliar você, gestor, a aplicar uma gestão empresarial funcional em seu negócio.

Quer saber mais sobre tudo isso? Então não deixe de nos acompanhar neste post! Vamos lá?

1. Aposte na inovação

Inovar é sinônimo de crescimento. Afinal, só assim é possível criar diferenciais competitivos, pensar estrategicamente e conquistar o público-alvo.

Por isso, a inovação continua sendo o melhor caminho para quem deseja crescer de forma contínua no mercado.

Nesse sentido, uma ótima alternativa para promover novas ideias é estimular os colaboradores a buscarem outras opções para executarem os processos, seja no setor de produção de adesivos para parede, ou no departamento de vendas, por exemplo.

Além do mais, é importante conscientizá-los sobre a importância desse momento e mantê-los informados sobre o cenário econômico. Com isso, a sua empresa vai se manter competitiva e se destacar no mercado!

2. Elabore um bom planejamento e estabeleça metas

É quase impossível falar sobre gestão empresarial funcional sem mencionar a elaboração de planos e metas.

No entanto, é preciso criar um plano realista e, preferencialmente, metas flexíveis, uma vez que isso pode acabar influenciando na produtividade dos colaboradores. Portanto, analise o cenário atual e avalie o que é importante para a empresa.

Uma ótima alternativa é contar com indicadores de gestão. Essas ferramentas, por sua vez, podem realizar uma análise clara sobre a empresa e solucionar problemas com mais assertividade, principalmente os mais específicos, desde problemas em uma máquina de solda ou controle de inadimplentes na academia, entre outros.

3. Informações claras

Outro ponto importante para uma boa gestão funcional é a integração de informações. Ou seja, sem dados certos, é impossível tomar decisões confiáveis sobre o seu negócio.

Por isso, é imprescindível avaliar cada setor da empresa, identificando se existem ruídos, se há como economizar em determinadas áreas ou se há algo a melhorar.

Em resumo: se você tem um comércio, academia, escritório de advocacia, empresa de tratamento de água, entre qualquer outro segmento, você precisa saber tudo o que acontece no negócio.

E mais uma vez a tecnologia pode ser a sua aliada. Portanto, contar com um sistema de gestão para academia ou ERP empresarial pode te auxiliar com os números e, principalmente, com relatórios sobre as atividades.

4. Avalie e repense investimentos

Por fim, é importante mencionar que mesmo diante de uma crise é possível investir em ações que trarão algum retorno futuramente.

Contudo, antes de qualquer coisa, avalie a estrutura do seu negócio e, depois, realize o seu processo de expansão.

E você, o que tem feito para lidar com os momentos de instabilidade econômica de forma funcional? Conta pra gente!

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

Tibério Lemes
Autor

Formado em Marketing pelo Instituto de Educação Superior de Brasília/DF. Certificado em Inbound Marketing pela Resultados Digitais - Florianópolis/SC. Já participou de várias certificações e imersões em Marketing Digital. Foi Diretor de Criação e Planejamento da Holus Marketing, agência de marketing especialista no mercado fitness por 4 anos, atendendo grandes redes de academia como a Alta Energia (MG) e a Corpo e Saúde(DF). Founder da Escola Marketing de Academia e sócio da Pacto Soluções, onde atua como CMO (Chief Marketing Officer - Diretor de Marketing).


Deixe sua opinião e enriqueça o debate!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.