Índice
Se você resolver deixar de lado as aulas coletivas na academia, saiba que pode estar perdendo uma grande oportunidade de atrair clientes e lucrar.
Atualmente, muitas academias focam somente a musculação, assim, podem oferecer um preço mais baixo e precisam fazer menos investimentos, já que não há necessidade de tantos instrutores.
No entanto, essas empresas deixam de atender a um público sedento, que não está interessado na musculação — pelo menos não a princípio. Por isso, conheça as vantagens das aulas coletivas para as academias e perceba que vale muito a pena investir nessa modalidade.
Aulas coletivas
As aulas coletivas ou em grupo são aquelas ministradas por um professor e que contam com a participação de vários alunos ao mesmo tempo. Alguns exemplos são a zumba, danças em geral, lutas marciais etc.
Um problema que ocasiona a redução das aulas coletivas na academia é a falta de profissionais qualificados no mercado. Como são aulas bastante específicas, é mais complicado encontrar um professor que tenha conhecimento aprofundado e, claro, didática. Mas com certeza não é impossível, e a busca valerá a pena.
Um dos motivos é o fato de que as aulas coletivas voltaram a estar na moda nos últimos anos. Assim, enquanto a musculação tem um público cativo, as aulas coletivas têm outro e vêm conquistando cada vez mais pessoas.
Então, quais são as vantagens das aulas coletivas? Confira alguns benefícios a seguir.
As aulas coletivas são realizadas com um número maior de pessoas que estão fazendo a mesma atividade ao mesmo tempo. Diferentemente da musculação, em que diversas pessoas estão concentradas em seus equipamentos e exercícios e, por isso, acabam não interagindo, as aulas coletivas reforçam a socialização e proporcionam aos alunos a oportunidade de fazer novas amizades.
De que forma isso impacta o proprietário? É simples: redução da desistência. Estabelecendo relacionamentos, o aluno sente-se mais motivado para ir à aula e, quando falta, o colega pode entrar em contato e incetivá-lo a ir.
2. Atrair pessoas que não gostam da musculação
A musculação continua atraindo muita gente, especialmente quem quer esculpir um corpo perfeito. Mas as aulas coletivas são mais animadas e trazem muito resultado positivo! Ou seja, quem acha que a musculação é algo chato e enfadonho vai se identificar com as aulas coletivas, que trazem mais variedade de movimentos e permitem mais contato com outras pessoas.
3. Diminuir o fluxo de pessoas nos equipamentos
Nos horários de pico, especialmente final da tarde e início da noite, as academias ficam cheias e é bem difícil encontrar um equipamento livre. É bastante comum que, nesses horários, os alunos fiquem esperando para fazer algum exercício, o que pode desmotivá-los. Com as aulas coletivas na academia, você oferece a oportunidade de eles treinarem naquele período, mas não precisarem esperar por um equipamento. Quando saírem da aula, ficará mais fácil “puxar ferro”. Portanto, a ideia não é acabar com a musculação, mas sim oferecer outra opção para quem já está matriculado e precisa treinar no horário de pico.
4. Aproveitar espaços
Diversas aulas coletivas na academia podem ser ofertadas em um mesmo espaço. Isso reduz investimentos e representa economia para o empreendedor. Por exemplo, em uma mesma sala é possível oferecer aula de zumba, treinamento funcional, judô, karatê e até jump. Assim, o espaço torna-se bastante versátil, o que acaba sendo uma boa forma de conseguir lucrar mais, já que a sala de musculação não deve sofrer mudanças contínuas.
5. Diversificar treinos
A musculação faz bem para o corpo e para a alma e seus alunos parecem estar satisfeitos, certo? Mas você já pensou que, oferecendo aulas coletivas, possibilita uma maior diversificação de treinos e isso pode impactar positivamente nos resultados obtidos por esses alunos? Na verdade, as aulas coletivas podem ser encaradas como uma complementação de exercícios. De toda forma, oferecendo mais modalidades, a tendência é que o aluno matricule-se em mais de uma — e você vai ganhar com isso.
Leia mais:
Aumente a retenção da sua academia com eventos
5 dicas práticas para aumentar as vendas da sua academia
Cuidados com as aulas coletivas na academia
Depois de conhecer as vantagens, é preciso conhecer também os cuidados que se deve ter com as aulas coletivas. É importante fazer um bom gerenciamento de todo o processo para evitar problemas. Assim, a primeira questão a ser gerenciada é a estrutura. Uma sala específica deve ser designada para as aulas coletivas, sendo que ela deve ter um bom tamanho, ser ampla e não ter nenhum obstáculo no meio do caminho.
Em seguida, é preciso gerenciar os professores. Conforme afirmado, os instrutores precisam ser especialistas naquelas modalidades e pode ser difícil encontrar um profissional realmente bom. No entanto, é importante continuar buscando até achar aquele que se encaixa no perfil.
Com as aulas em andamento, o crescimento das turmas é consequência. Mas você precisa estar atento para não lotar a aula demais, porque isso pode causar problemas na movimentação e até acidentes entre os alunos. Por isso, é preciso compreender quantos alunos cabem no espaço disponível e limitar as vagas.
Por fim, devem-se testar os melhores horários de aplicação da modalidade. Uma ideia é pesquisar junto aos interessados quais são os horários que mais os agradam. Outra opção é montar a turma e, tendo reclamações, atender aos pedidos.
Para gerenciar todos esses quesitos, você também pode contar com um software de gestão para academias, como o ZW, que permite a gestão da parte financeira, de treinos, do administrativo, das vendas online e do relacionamento com os clientes em uma única plataforma. Assim, você pode gerenciar melhor as aulas coletivas e a academia como um todo.
Gostou das dicas? Que tal conhecer nossas soluções de gestão para academias? Acesse e saiba mais!
2 comentários
Gostei muito do seu conteúdo sobre academia
Obrigado! Ficamos felizes em contribuir. Deixe seu nome no próximo comentário. Seja sempre bem-vindo.
Abração.