Ouça este artigo (você pode alterar a velocidade):

Você sabia que o Brasil é o segundo maior mercado em todo mundo em número de academias? Isto mesmo. Nosso país tem um potencial enorme quando o assunto é saúde e mercado fitness. 

De acordo com dados da International Health, Racquet & Sportsclub Association (IHRSA), hoje o Brasil tem mais de 29.525 academias. Enquanto, os Estados Unidos lideram o ranking, com mais de 41.370 academias em seu país. 

Seja em contexto de pandemia ou não, o que vemos é um crescimento nas últimas décadas pelo interesse das pessoas em uma vida mais saudável, consciente e com foco em bem-estar. 

E qual a importância disso para o mercado fitness e para as academias no nosso país? Isso representa oportunidades para o desenvolvimento e crescimento de um mercado que, além de ser grande, também é muito promissor. Movimentando mais de R$ 10 bilhões, com um público estimado em mais de 9,6 milhões de clientes.

De olho nesse mercado e novos comportamentos do consumidor, grandes redes de academias têm sido criadas em nosso país para atender essa demanda. O Brasil representa um mercado tão atrativo que uma delas, a SmartFit, já faz parte do ranking mundial das maiores academias do mundo.

Assim, seja você empreendedor ou cliente, temos no nosso país atualmente um ambiente muito promissor e vantajoso para quem deseja investir no mercado fitness ou praticar um estilo de vida mais saudável.

E para você conhecer melhor o mercado brasileiro fitness e wellness, vamos compartilhar com você agora as 12 maiores redes de Academias do Brasil, sejam aquelas que já estão consolidadas no mercado ou em crescimento.

SmartFit

smart fit maiores academias do brasil

A SmartFit combina saúde, bem-estar e tecnologia. Idealizada por Edgard Corona, para ser uma academia low cost, ela é pioneira nesse modelo em nosso país. O qual combina baixo custo e alta qualidade, atendendo públicos diversos. Hoje ela está em mais de 11 países e possui mais de 3 milhões de alunos, mantendo no Brasil mais de 1000 unidades espalhadas por todo território nacional. Oferecendo aos clientes excelentes espaços para praticar atividade física, treinos personalizados e diversos outros benefícios.

Bio Ritmo

bio ritmo maiores academias do brasil
Anderson Espinosa

A Bio Ritmo é outra rede de academias idealizada pelo visionário Edgard Corona. Ela nasceu em São Paulo, sendo concebida como um modelo de academia full service, seu projeto valoriza a combinação de tecnologia, arquitetura e treinos de alta intensidade, para criar a melhor experiência possível para o cliente. Nela o cliente pode encontrar várias modalidades de atividades físicas, desde treinos de bike, HIIT, yoga, além de várias outras opções. Atualmente, a Bio Ritmo possui 29 unidades distribuídas, em grande parte, no Estado de São Paulo e em outras regiões do país.

BodyTech

bodytech maiores academias do brasil

A BodyTech é uma referência nacional no segmento fitness e wellness. Seu projeto iniciou-se no Rio de Janeiro, na Barra da Tijuca, e foi crescendo ao longo dos anos. A rede é composta pelos maiores e mais completos centros de atividades físicas, esportes, bem-estar e lazer do país, segundo eles. Ela se tornou referência no mercado pelo seu alto padrão e qualidade, possuindo hoje mais de 70 unidades em todo o Brasil.

Fórmula

formula maiores academias do brasil

A Fórmula é um projeto criado pelos empreendedores do Grupo Bodytech Company. Ela nasceu para suprir a necessidade de clientes que buscavam serviços de qualidade e um excelente custo-benefício. Focando, assim, em atender classes sociais diversas, baseada no modelo de academia low cost e full service. Nela o cliente encontra equipamentos de última geração e ainda uma variedade grande de aulas coletivas e de tipos de modalidades físicas. Hoje a rede possui mais de 30 unidades distribuídas em várias regiões do Brasil.

BlueFit

 bluefit maiores academias do brasil

A BlueFit é mais uma das grandes redes de academia modelo low cost. Ela nasceu de olho nesse mercado crescente no país, de clientes que querem fazer atividades físicas em academias com excelentes instalações e com ótimo custo-benefício. Com planos a custos acessíveis, em suas academias o cliente encontra espaços amplos e modernos, equipamentos de última geração e uma variedade de opções de aulas de diversas modalidades. Descrevendo-se, como uma rede de academia que oferece um serviço premium por um preço acessível. Hoje a rede possui mais de 100 unidades no país. 

Selfit

selfit maiores academias do brasil

A Academia Selfit  é uma rede com uma comunicação jovem e personalizada, onde o cliente pode viver a atividade física do seu jeito. Ela investe em tecnologia, principalmente, na integração da experiência física e digital, onde o cliente pode escolher a melhor forma para treinar, seja dentro ou fora da academia. Com diversas modalidades de atividades físicas, a Academia Selfit ajuda o cliente em seu objetivo, seja ele qual for e em qual ritmo desejar. Possuindo mais de 70 unidades, espalhadas pelo país, compondo sua rede. 

Engenharia do Corpo

engenharia do corpo maiores academias do brasil

A Engenharia do Corpo é uma rede de academias moderna e que procura sempre estar próxima do cliente. Ela faz parte também do grupo de academias low cost, oferecendo planos com preços acessíveis, associada a uma estrutura completa e inovadora. Atualmente, em expansão, a rede possui mais de 100 unidades espalhadas pelo Brasil com cerca de 186 mil alunos ativos. Levando ao cliente uma experiência completa e diversa, com várias opções de modalidades de atividades físicas para ele. Ela possui diversas facilidades, como academia 24h, aplicativo mobile, planos de emagrecimento personalizados, entre outras coisas. 

Panobianco

A Panobianco é mais uma das grandes redes de academia low cost do nosso país, que está em plena expansão. Possui atualmente mais de 80 unidades e um número grande de novas unidades que serão em breve inauguradas. Sendo essa rede um forte player no mercado paulistano, onde estão concentradas suas unidades, por todo estado de São Paulo. Buscando descomplicar o modelo tradicional de academia, a Panobianco oferece uma infraestrutura completa e rica para os clientes treinarem, associando a tudo isso, qualidade do serviço e do atendimento.

Pratique Fitness 

pratique fitness maiores academias do brasil

A Pratique Fitness é uma rede consolidada no mercado mineiro, região onde tem investido. Ela possui mais de 60 unidades, sendo que em Belo Horizonte, a capital de Minas, por todos os cantos da capital é possível encontrar uma academia da Pratique. Investindo no modelo de academia low cost, a Patrique busca unir custo-benefício, atendimento personalizado ao cliente, como avaliação física acessível, e oferta de diversas modalidades de atividades físicas. É possível, ainda, encontrar em unidades da Pratique, além de infraestrutura de ponta, espaços com piscina olímpica. 

Alpha Fitness

alpha fitness maiores academias do brasil

A Alpha Fitness é uma rede com mais de 20 unidades, em contínua expansão, dominando, principalmente, o mercado Norte e Nordeste. O foco da academia é: custo-benefício, melhora da qualidade de vida dos clientes e oferta de excelentes serviços e equipamentos. Mais uma academia do modelo low cost, essa rede tem investido na expansão de suas franquias pelo país. Na academia o cliente pode encontrar diversas modalidades, com treinos baseados em metodologias personalizadas, como o Alpha HIIT, Alpha Cross, dentre outros.

Cia Athletica 

cia athletica maiores academias do brasil

A Companhia Athletica é uma rede pioneira no nosso mercado nacional, com mais de 30 anos de existência. Atendendo hoje, em suas 16 unidades, 35.000 mil clientes. Nela são trabalhados programas com foco personalizado nos interesses do cliente, atendendo tanto quem busca emagrecimento, performance, definição muscular, prevenção, dentre outros objetivos. Ela conta, ainda, com metodologia desenvolvida pelo atleta Gustavo Borges e equipamentos de última geração para oferecer a melhor experiência para o cliente. 

SkyFit Academia

skyfit maiores academias do brasil

A SkyFit Academia é uma rede jovem com pegada despojada. Ela nasceu com o propósito de oferecer custo-benefício competitivo de mercado, alta qualidade e atendimento diferenciado. Ela também integra o grupo de academias modelo low cost. E tem como porta-voz da marca o artista Lucas Lucco. Nela o cliente encontra um ambiente muito inovador, personalizado e uma variedade de opções de modalidades de atividades físicas. A rede possui mais de 30 unidades espalhadas em vários estados do país. 

Gaviões 24h

Antigamente chamado Os Gaviões do Karatê, em 1974 em uma pequena garagem na Zona Norte de São Paulo, pela idealização do professor de Karatê: Léo Aguiar. Junto com sua esposa Roseli Aguiar, além de dar aulas de luta marcial também ofereceram a modalidade de ginástica feminina e musculação.

Em 2019, a agora “Gaviões 24h”, estava à frente de 4 academias 24 horas: Guarulhos, Tremembé, Perdizes e Paulista. Com uma sede própria de 5.000m2 em Guarulhos, sendo a maior sala de musculação do Brasil.

A Gaviões abre o ano de 2022 com 20 unidades no portfólio, entre unidades próprias e franqueadas. Agora, melhor preparada como uma franquia, busca investidores para alavancar e expandir por outras cidades do Brasil.

Hoje conta com mais de 25 unidades e se destaca pela comodidade de oferecer atendimento 24h na maior parte das suas unidades.


Bônus: As 3 maiores redes de treinamento funcional do Brasil

Que tal ter um bônus e conhecer as 3 maiores redes de treinamento funcional do Brasil. Isto mesmo! Incluindo na nossa lista, mais 3 redes que você precisa conhecer já. Confira agora quais são elas. 

Cross Experience

cross experience maiores academias do brasil

A Cross Experience é uma das maiores redes de academia com foco em treinamento funcional no Brasil. Atualmente, ela possui mais de 500 unidades, espalhadas pelos 26 estados do país, com um público de 60 mil alunos. Com metodologia própria e de sucesso, a rede atende públicos diversos, independente da idade ou peso. Fazendo do treinamento funcional uma experiência personalizada e com resultados visíveis na vida dos clientes. Investindo, assim, não apenas no desenvolvimento de atividades físicas, mas também na criação de um senso de comunidade e de um ambiente familiar para seus clientes. 

Cross Life

cross life maiores academias do brasil

A Cross Life nasceu com o propósito de entregar para seus clientes um ambiente que oferece treinamento funcional, associado a nutrição inteligente e acompanhamento personalizado. Hoje a rede possui mais de 80 unidades, concentradas, principalmente, no Estado de São Paulo. O foco da academia é auxiliar o cliente tanto no condicionamento físico, perca de gordura e massa muscular, quanto também em melhora da qualidade de vida. Trabalhando com metodologias personalizadas, ela procura proporcionar um novo estilo de vida acessível para todos, através do treinamento funcional.

My Box

my box maiores academias do brasil

A My Box é uma gigante rede de Cross training do Brasil, possuindo mais de 350 unidades espalhadas pelo país, com cerca de 50 mil alunos. Na academia, são oferecidos mais do que treinos, o cliente pode criar um novo estilo de vida, com resultados e transformação real para sua saúde e corpo. Utilizando uma metodologia própria, na My Box são feitos programas, contando em sua equipe com mais de 500 coaches. Para quem decide treinar na academia, ela oferece atendimento completo, dinâmico, acessível e que ajuda todos os clientes a formar um senso de comunidade.

Pronto! Agora você já conhece as grandes redes de academias do nosso Brasil. Que tal você, empreendedor, se inspirar nelas para poder investir também na sua academia e transformá-la em uma rede nesse mercado tão promissor quanto o nosso? Se sua resposta, para essa pergunta, for sim, tenho uma boa notícia para você.

Para ajudar no desenvolvimento e crescimento da sua rede de academia, você pode contar com o Sistema Pacto e toda tecnologia e recursos que ele oferece, para você fazer uma gestão completa do seu negócio fitness e wellness, com foco em performance, alta lucratividade e oferta de uma experiência incrível para seu cliente.

BAIXE AGORA O PDF: Recursos exclusivos do sistema Pacto para ajudar redes de academia a crescer, clique aqui


Descubra agora como o sistema para academia Pacto pode ajudar o seu negócio a crescer e se tornar protagonista nesse mercado fitness. Entre em contato com um dos nossos consultores e receba um atendimento e apresentação personalizada do nosso sistema! 

10 comentários
  1. Olá!
    Sou o gerente comercial da matriz do grupo Ninja Som. Somos uma rede de lojas especializadas em áudio profissional, instrumentos musicais e acessórios. Sabemos o quanto a música nos estimula quando o assunto é atividade física, não é mesmo?! E, claro, a qualidade do áudio em ambientes de academias é de suma importância! Sendo assim, estou entrando em contato para oferecer nossos serviços e produtos caso necessitem de assessoria para a sonorização para suas academias, ok?!

    Abraços!

    1. Olá João Lucas! Seja sempre muito bem-vindo ao nosso blog. Hoje as grandes redes utilizam dois sistemas, Pacto e Evo (W12). As 3 maiores redes de Cross Training são Pacto, a maior rede de Minas, Pratique Fitness, é Pacto. A maior rede de Brasília/DF, Corpo e Saúde, também é Pacto. E mais algumas grandes marcas pelo país. Smart Fit, Cia Athletica e Fórmula tem sistema próprio e não utiliza nenhuma solução de mercado.
      Espero ter ajudado. Forte abraço.

    1. Com certeza a Ironberg é uma referência no país Pedro, mas não entrou na lista por que a matéria está considerando número de unidades para classificação. Atualmente ela possui 5 unidades.
      Obrigado pela visita e comentário, abraço!

  2. Olá Tiberio ou Rafael,

    Gostaríamos de nos apresentar e poder trocar ideas com vocês já que atuamos neste mercado voltado para academias.
    Temos um aplicativo lançado recentemente na Apple Store e estamos desenvolvendo um outro o qual gostaríamos muito de conversar sobre. Ouvir sua opinião.

    Segue o link para o aplicativo já existente:

    https://apps.apple.com/br/app/makers-app/id6464660403?l=en-GB

    Aguardo o seu retorno para marcarmos contato via Zoom ou celular

  3. Amigo, como você me coloca Alpha Fitness como uma das maiores redes de Academias do Brasil? Eles possuem menos de 20 unidade. Academia Gaviões 24H Tem muito mais e você nem menciona.

    1. Bacana demais sua sugestão Matheus, muito bem pontuado. Acrescentamos na matéria.
      Só deixando claro que quando essa matéria foi publicada a Gaviões estava em início da expansão, não perfazendo o hall das redes com mais de 10 unidades.
      Abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Demonstração Gratuita - Sistema Pacto - Sistema Para Academias
Você poderá gostar também: